coimbra
saímos de óbidos e fomos pra coimbra (na vida real foi no outro dia, no blog demorou um pouco mais...hehe). terceira maior cidade de portugal localizada na região central entre lisboa e o porto, às margens do rio mondego - para o qual, assim como ao tejo, poetas derramaram versos. cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, coimbra foi berço de nascimento de seis reis de portugal e da primeira dinastia, assim como da primeira universidade do país e uma das mais antigas da europa.
a universidade de coimbra foi criada no século XIII, em 1290 e foi mais tarde instalada no Paço Real da Alcáçova, em 1308. a vida da cidade gira muito em torno da universidade cujo campus está situado no alto da colina e tem prédios de épocas bem diferentes ligados por grandes pátios, tudo muito grande e bonito, mas ao mesmo tempo muito opressor também. parece que quem tirar nota ruim vai direto pra “prisão universitária”, que por incrível que pareça existe mesmo - vimos uma placa - só que não conseguimos saber o que é...
em contraste com a cidade antiga, à beira do rio mondego, o contemporâneo parque do vale das flores merece uma boa caminhada pelas fontes e jardins, muito bonito!