23 agosto 2007

santiago de compostela

caminho português de santiago de compostela!
encarnamos o espírito peregrino e partimos à aventura: do porto a santiago, 240 Km, 12 dias a pé!
viagem inesquecível, lugares maravilhosos, momentos de dor e superação mas também de euforia a cada etapa cumprida... por dia andávamos entre 6 a 10 horas contando com as paradas para descanso e lanche. tem uma estrutura bem legal de apoio, com albergues para os peregrinos ao final de cada trecho. passamos por cidadezinhas lindas e (por incrível que pareça) ainda tínhamos disposição pra fazer um pouco de turismo enquanto “descansávamos”.

as setas amarelas e as conchas eram nossos guias, companheiros de toda a jornada, alento de que o esforço não seria em vão... e por incrível que pareça não nos perdemos uma só vez.

“Segundo uma tradição muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago, foi pregar as "boas novas" em regiões longínquas, passando algum tempo na Galiza, extremo oeste da Espanha. Ao retornar à Palestina, foi preso e decapitado, e seu corpo jogado para fora das muralhas de Jerusalém. Dois de seus discípulos, Teodoro e Atanásio, recolheram seus restos e os levaram de volta ao ocidente de navio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente em um bosque de nome Libredón. O lugar foi esquecido até que oito séculos depois, um ermitão chamado Pelágio começou a observar um estranho fenômeno que ocorria neste mesmo lugar: uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa. Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo. A notícia se espalhou e pessoas começaram a deslocar-se a fim de conhecer o sepulcro originando o Caminho de Santiago de Compostela.
Desde o século IX, homens e mulheres partem de suas cidades tendo como destino aquele lugar sagrado, movimento este que teve seu auge nos séculos XII e XIII com a passagem de centenas de milhares de viajantes.
Hoje em dia, pessoas de todas as idades (cerca de 20.000 por ano) imitam os passos medievais e percorrem este antigo traçado; uns por espírito religioso-cristão, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura.”

2 Comments:

At 8:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Affff que passeio totalmente demais!
pero...haja canelas, babe!

 
At 1:50 da tarde, Blogger Laura Pantaleao said...

bela escolha, titis!! mandaram bem!

 

Enviar um comentário

<< Home